Home » Candinho
Candinho
Candinho
Candinho é um personagem otimista, inspirado no livro “Cândido, ou o Otimismo“ escrito pelo filósofo iluminista Voltaire, em 1758. Na história com Mazzaropi, ele é encontrado ainda bebê no riacho da fazenda do coronel Quinzinho com um medalhão, de onde se deduz sua origem de família abastada. Quinzinho adota o menino como filho mas algum tempo depois sua esposa engravida dos gêmeos Filoca e Quincas. Injustiçado, Candinho passa a ser tratado como servente da família e a ser marginalizado, morando com a empregada Manuela.
A sabedoria do Professor Pancrácio, hóspede do coronel Quincas, influencia todos na fazenda. É ele quem ensina para Candinho a filosofia que se tornou seu ditado otimista: “Tudo que acontece de ruim é para melhorar a vida da gente“.
A paixão do romântico e ingênuo Candinho por Filoca acaba sendo o motivo da sua expulsão da fazenda. A partir daí, ele vai para cidade grande com o objetivo de ganhar a vida e se declarar para seu amor.
Curiosidades
Em 2016, a TV Globo homenageou o filme e o personagem Candinho com a telenovela “Êta Mundo Bom!“, que ia ao ar às 18h. A história é a mesma, inclusive a maioria dos personagens.